Covid-19 e Alimentação
Neste momento de quarentena é crucial fortalecer o sistema imunológico, além de garantir a proteção antiviral. Estratégias alimentares simples e eficientes potencializam nossa imunidade e nos protegem diante às adversidades.
A composição dos alimentos e toda a sua riqueza de micronutrientes, fibras e compostos fitoquímicos são imprescindíveis na modulação imunológica.
Então, é o momento de adquirir e/ou reforçar pequenos hábitos alimentares que fazem toda a diferença:
-
Ao acordar: um shot de água com limão, própolis e gengibre. Também vale óleo de copaíba, óleo de coco, cúrcuma e o poderoso suco verde, rico em clorofila, minerais e fitonutrientes.
-
Café da manhã: ingerir 1 ou 2 colheres de sopa de aveia ou levedura nutricional aumenta a oferta de fibras betaglucanas que auxiliam na ativação de células natural-killers. Frutas ricas em vitamina C como a acerola e o kiwi associadas às fontes de proteínas de qualidade como grão de bico, quinoa e lentilhas também são sugestões para compor a primeira refeição do dia.
-
Lanche da manhã: o mix de castanhas, amêndoas, sementes de abóbora e girassol pela ótima concentração de zinco, magnésio, vitamina E e selênio. O chá de gengibre ou equinácea também é bem-vindo.
-
Almoço: vegetais devem ser a base do prato. Busque consumir pelo menos 3 a 5 cores diferentes, com destaque àqueles de cor verde escura pelo teor de folato, magnésio, fibras, ferro, vitamina C e carotenoides. Azeite ou óleo de coco para cozinhar devido a ótima composição de ácidos graxos.
-
Lanche da tarde: chás ricos em ácido cafeico, como o chá de sálvia ou sabugueiro auxiliam bastante como suporte antiviral.
-
Jantar: apenas alimentos cozidos ou frutas frescas para facilitar a digestão. Muita cúrcuma, alho e cebola pela alta concentração de curcumina e quercetina.
-
Ceia: chás como camomila, mulungu e erva cidreira são ótimas opções.
A nutrição da alma com meditações, muita água para manter a eletricidade do corpo atuante, respiração profunda, banhos de sol sempre quando possível e a certeza de que tudo é passageiro também compõem o menu.
Mônica Vitorino